quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PAPER WALDMAN SOBRE RACISMO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR TEM FORTE REPERCUSSÃO NA INTERNET


O MAPA DE ÁFRICA EM SALA DE AULA: A PERSISTÊNCIA DO IMAGINÁRIO DA DESQUALIFICAÇÃO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR DE ÁFRICA foi disponibilizado na Internet.

Elaborado para subsidiar os participantes do XVIII Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (edição de 2013) e meus cursos na USP (foto), hoje o material já soma mais de 5.000 downloads!

Com 47 páginas, 160.178 caracteres, 11 mapas e 1 imagem de satélite, o material é um trabalho com recorte acadêmico e visa debater a questão da cartografia em sala de aula, tema injustamente marginalizado nas discussões sobre África e Africanidades.

O texto faz uma análise da questão do racismo e seus desdobramentos na educação formal, tendo por foco a intrusão de posições racistas na cartografia.

Paralelamente aos aspectos conceituais, a publicação GEOATLAS, de autoria de Maria Elena Simielli, é avaliada na sua incompletude, debatendo-se as incongruências e contradições existentes neste Atlas escolar.

Quem ainda não leu e se interessa pelo assunto não sabe o que está perdendo. Acesse agora mesmo: O MAPA DE ÁFRICA EM SALA DE AULA: A PERSISTÊNCIA DO IMAGINÁRIO DA DESQUALIFICAÇÃO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR DE ÁFRICA http://www.mw.pro.br/mw/geog_CEA-mapa_africa_saladeaula.pdf

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