quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TEXTO WALDMAN SOBRE A RAINHA GINGA É PUBLICADO EM ANGOLA


A MEMÓRIA VIVA DA RAINHA NZINGA: IDENTIDADE, IMAGINÁRIO E RESISTÊNCIA
texto acadêmico primeiramente elaborado para alunos e alunas presentes à Conferência ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA, proferida em 21.03.2013 no XVIII Curso do Centro de Estudos Africanos da USP, foi publicado pelo Jornal Cultura, a mais importante publicação cultural da República de Angola.

Deixo aqui o registro de que não faltam motivos para o autor estar muito contente. Afinal, tenho a consignar que o material foi e está sendo elogiadíssimo.

Quem estiver desejoso em tomar conhecimento de A MEMÓRIA VIVA DA RAINHA NZINGA: IDENTIDADE, IMAGINÁRIO E RESISTÊNCIA fique a vontade para acessar o material imediatamente:
http://www.mw.pro.br/mw/antrop_NzingaCultura_Memory.pdf

Saliento também que minha Conferência ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA, já havia repercutido nos países africanos de língua portuguesa. Confiram a matéria publicada pelo jornal O País, de Luanda, registrando a aula que desenvolvi na USP:
http://www.opais.net/pt/opais/?det=32578

Na sequência, recordo que esse é o terceiro material de minha autoria sobre a Rainha Ginga disponibilizado em 2013. Os outros dois foram:

RETRATOS DA RAINHA NZINGA: GINGA DE MEMÓRIAS, GINGA DE LUTAS
Paper elaborado para o Curso Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP), atualmente no prelo pela Revista África, do CEA-USP:
http://www.mw.pro.br/mw/antrop_NzingaCEA_Portrait.pdf

NZINGA: RESISTÊNCIA AFRICANA À INVESTIDA DO COLONIALISMO PORTUGUÊS, Resenha publicada pelo Jornal Cultura, de Luanda, Angola, nº 41, Outubro de 2013, página 29:
http://www.mw.pro.br/mw/antrop_Nzinga_Resenha.pdf

0 comentários:

Postar um comentário