segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

IRENE SENDLER: HEROÍNA NACIONAL DA POLÔNIA


No dia 15 de Fevereiro próximo comemora-se o natalício de Irena Sendlerowa (nascida Krzyżanowska), conhecida internacionalmente como Irene Sendler, referência ao sobrenome do seu primeiro marido, Mieczyslaw Sendler, cidadão polonês de origem alemã.

Irene Sendler foi ativista católica dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial. Irene participou da ZEGOTA (codinome de Rada Pomocy Żydom przy Delegacie Rządu RP na Kraj: Comitê de Auxílio aos Judeus), rede clandestina da resistência polaca voltada para salvar a vida de crianças judias encarceradas no Gueto de Varsóvia.

A própria Irene certa vez declarou:

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade".

Mais de 2.500 crianças foram contrabandeadas para fora do Gueto e escondidas por famílias cristãs para que assim fossem salvas da morte certa no Holocausto. Mais de uma vez Irene Sendler, com risco da própria vida levou alimentos, roupas e medicamentos às pessoas prisioneiras no Gueto.

Em 1943, foi descoberta pela GESTAPO. Barbaramente torturada durante semanas, não revelou nenhuma das crianças escondidas pela rede de resistência polonesa. Um soldado alemão por crise de consciência a libertou. Em 1944, ela retoma à resistência contra o fascismo lutando no Levante de Varsóvia contra a ocupação nazista.

Irene sobreviveu à guerra e voltou-se para a assistência social, sua missão de vida. Jamais reivindicou qualquer honraria ou recompensa pelos seus notáveis feitos na resistência polonesa.

O Papa João Paulo II fez questão de visitá-la pessoalmente e abençoá-la em nome da Igreja Católica.

Em 1965, a organização Yad Vashem de Jerusalém outorgou-lhe o título de Justa entre as Nações e nomeou-a cidadã honorária de Israel.

Em Novembro de 2003 o presidente da República Polonesa, Aleksander Kwaśniewski, concedeu-lhe a mais alta distinção civil da Polônia: a Ordem da Águia Branca.

No mesmo ano, o Centro de Cultura Polonesa de Washington concedeu-lhe a ordem Jan Karski por sua "coragem e coração".

Irene Sendler falecida em 2008, mantém-se como um nome vivo impregnado de heroísmo e humanidade.

IRENE SENDLER VIVE!

0 comentários:

Postar um comentário