sábado, 15 de agosto de 2015

25 DE MAIO É O DIA DA ÁFRICA!


Mais de cinquenta anos atrás, em 25 de Maio de 1963, por iniciativa do então imperador Hailé Selassié reuniram-se em Adis Abeba, capital da Etiópia, 32 Chefes de Estado do continente com o objetivo de criar a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana (UA).

Por deliberação da Organização das Nações Unidas (ONU), 25 de Maio foi declarado como Dia da África, data celebrada em todo o continente africano, pela diáspora negra de todo mundo e por muitas organizações e entidades estatais. 

Isto porque mais do que qualquer outra efeméride, a comemoração simboliza a longa trajetória do continente por sua emancipação.

Sendo eu um assumido africanista, foi com a intenção de recordar o acontecimento que em 2015 escrevi o artigo DIA, ANO - E A HORA - DA ÁFRICA, publicado na Coluna Pensar & Repensar, sob titularidade do Jornal O Imparcial, de Presidente Prudente (SP).

Para além de material comemorativo, o texto versa sobre as potencialidades do Continente, no geral largamente desconhecidas pelo público brasileiro. Para saber, basta acessar o link que segue:

DIA, ANO - E A HORA - DA ÁFRICA 


Ademais, na linha de África & Africanidades, dois outros textos foram publicados na Coluna Pensar & Repensar. Seguem os títulos e os links:

Rainha Ginga: Majestade da Memória Negra
O Imparcial, Edição de Quarta-feira, 19-11-2014:

A Força do Agronegócio Brasileiro Na África
O Imparcial, Edição de Domingo, 07-09-2014:


No mais, para os interessados na temática África & Africanidades, segue elenco dos cinco mais procurados textos no meu Portal - www.mw.pro.br - no período entre Janeiro e Maio de 2015, alinhando assunto e links:

O Mapa de África em Sala de Aula: A persistência do imaginário da desqualificação na cartografia escolar de África

Havemos de Voltar

Retratos da Rainha Ginga: Ginga de memórias, ginga de lutas

Água: Debate estratégico para brasileiros e angolanos

Lixo: Desafio africano e também angolano

0 comentários:

Postar um comentário