sábado, 15 de agosto de 2015

70 ANOS DO FIM DA ALEMANHA NAZISTA


A foto deste post é uma das mais icônicas da história do jornalismo fotográfico. Retrata um dos principais momentos da queda de Berlim diante das forças do exército vermelho. 

No caso, trata-se do hasteamento da bandeira da União Soviética no prédio do Reichstag, o parlamento alemão, que Hitler havia colocado fora de atividades em 1933. 

O episódio aconteceu na manhã de 1 de Maio de 1945, poucas horas após o suicídio de Adolf Hitler e de sua amante Eva Braun no bunker do ditador, em Berlim. Isto aconteceu em 30 de Abril de 1945, quando Hitler deixou este mundo para sempre.

No dia 2 de Maio a guarnição de Berlim se rendeu aos soviéticos, No dia 8 do mesmo mês, o conjunto das forças ainda ativas da Alemanha nazista finalmente se rendem.

A queda de Berlim e a capitulação dos nazistas foi o epílogo de uma guerra arrasadora, que no final das contas, terminou por atingir de modo avassalador os próprios súditos de Hitler.

O povo alemão pagou caro pela loucura de Hitler e dos seus asseclas. O país estava devastado. Todas as cidades estavam destruídas. Pontes, indústrias e vias de comunicação haviam virado pó.

As perdas totais da Alemanha na II Guerra somaram 13,6 milhões de homens. Destes 10 milhões tombaram na frente oriental, tentando sem sucesso deter o avanço soviético.

Durante a guerra, as forças da URSS destruíram ou aprisionaram mais de quinhentas divisões da Alemanha e cem divisões dos países satélites, contra apenas cem divisões derrotadas pelos aliados ocidentais.

Foi tentando estancar o avanço esmagador do exército vermelho que a Alemanha Nazista perdeu o grosso da artilharia e dos blindados, 75% dos aviões e 1600 belonaves e navios de transporte.

Contudo a vitória soviética sobre os nazistas só foi obtida ao custo de enormes sacrifícios e perdas em vidas humanas.

Do total de 50 milhões de mortos da II Guerra Mundial, 20 milhões eram cidadãos da URSS, dos quais 50% eram civis ou prisioneiros de guerras, assassinados ou barbaramente torturados até a morte pelos nazistas.

Ainda que o final da II Guerra não tenha propriamente inaugurado uma era de paz na Europa e que muitos dos países do leste europeu estavam agora sob jugo tirânico de Josef Stalin, pelo menos o mundo estava salvo da barbárie desmedida representada pelo Nazismo.

Todavia, preocupa que em muitos países europeus os neonazistas estejam avançando. Sinal de que é necessário redobrar as atenções para que possamos as comemorações da derrota do nazismo. 

As forças que originaram o nazismo continuam vivas. E que seja mais viva ainda a disposição em continuar a combate-lo.

0 comentários:

Postar um comentário