sábado, 15 de agosto de 2015

A TRADIÇÃO POLONESA DO BEIJA MÃO


O Beija-mão é um antigo gesto de cortesia cultivado pela cultura polonesa. Tradução direta de “pocałunek dłoni”, esta forma de prestigiar o sexo oposto é uma atitude secular na Polônia.

Fora da Polônia, o beija-mão sempre foi um gesto muito bem recebido. Sabe-se que na Escócia, durante a II Guerra Mundial, o costume galante dos soldados poloneses estacionados na Grã-Bretanha em cortejar as moças deste modo acabou rendendo muitos casamentos mistos.

Ritual sancionado no século XIV pelo rei Casimiro, o Grande (Kazimierz Wielki em polonês), o cumprimento esteve difundido em todos os segmentos da sociedade polonesa até o final do período socialista, em 1990. 

Desde então, a abertura do país ao modo de vida ocidental fez recuar o beija-mão. Nos dias de hoje, a juventude considera esta homenagem um gesto fora de moda. 

De certo modo, esta impressão assume ares de verdade em diversos momentos. Por exemplo, o Presidente Lech Kaczyński, que nasceu em 1947, é conhecido pelo hábito de sempre beijar as mãos das mulheres em recepções oficiais. 

Já o primeiro-ministro Donald Franciszek Tusk - oito anos mais jovem que Kasynsky - parece não apreciar o cumprimento. Tal como nos países do ocidente, Tusk simplesmente aperta a sua mão das convivas.

Seja como for, a tradição resiste em todo o país e igualmente em meio à diáspora polonesa em todo o mundo.

Por fim, entendo que por força cultural, é prematuro julgar que o beija-mão esteja com os dias contados.

Só o tempo dirá!

0 comentários:

Postar um comentário