sábado, 15 de agosto de 2015

NOVO TEXTO WALDMAN: DESAFIOS DO LIXO ELETRÔNICO


Nas últimas décadas, o Lixo Eletrônico tornou-se mais um aspecto angustiante da pauta mundial de debates sobre os resíduos sólidos.

E não é para menos. Nos últimos vinte anos, lixões regurgitantes de rejeitos eletrônicos tem se espalhado por todo o mundo.

Na China e no Golfo da Guiné, as imagens destes monturos têm se tornado a representação emblemática de um problema que assumiu proporções monumentais.

Contudo - e ao arrepio da magnitude do desafio a ser enfrentado - o Brasil dá um “show” em termos de façanhas impagáveis no tocante a uma gestão ultrapassada e incompetente deste problemático resíduo.

Buscando chamar a atenção para este problema é que passei a escrever a respeito desta verdadeiras tragédia, temática que tem pontificado como uma calamidade mundial.

Seguem então algumas dicas para os que desejarem tomar conhecimento do que está em jogo com o Lixo Eletrônico. Bom proveito a tod@s!


Desafios do Lixo Eletrônico
Artigo que da Coluna Pensar & Repensar, publicada sob minha titularidade pelo jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, 2014:
http://www.mw.pro.br/mw/MA_ColunaPR_Imparcial7.pdf

Lixo Eletrônico: Resíduo Novo e Complexo
Texto motivacional primeiramente apresentado no II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, em Poços de Caldas, 2007.
http://www.mw.pro.br/mw/eco_lixo_eletronico.pdf

Lixo: Cenários e Desafios
Livro de minha autoria publicado pela Cortez Editora em 2010, com muitas ponderações a respeito do tema. Saiba mais:
http://www.mw.pro.br/mw_mw/index.php/livros-e-coletaneas/23-lixo-cenarios-e-desafios

0 comentários:

Postar um comentário