sábado, 15 de agosto de 2015

LONGA VIDA ÀS LEOAS GUERREIRAS DO CURDISTÃO!


O Povo curdo é o mais populoso integrante da relação dos chamados povos não-representados. Estima-se que são atualmente entre 30-37 milhões de pessoas. Estão espalhados por vários países do Oriente Médio, principalmente Turquia, Iran, Iraque e Síria.

Em todos estes países os curdos não dispõem de autonomia. Enfrentaram inclusive práticas de genocídio físico e cultural, especialmente no regime de Sadam Hussein no Iraque. Na Guerra Civil Síria, os curdos lutam pela sobrevivência diante das forças do Estado Islâmico. 

Entre os curdos - que são majoritariamente muçulmanos - as mulheres não estão submetidas aos rigores propostos pelos fundamentalistas islâmicos. É o que comprova a performance das mulheres curdas nos campos de batalha sírios. 

De armas em punho, as guerreiras curdas estão colocando os marmanjos fanáticos do Estado Islâmico para correr. Libertaram dezenas de povoados na região de Kobani, restaurando a administração curda autônoma.

As mulheres guerreiras do Kurdistão, tal como verdadeiras leoas, lutam sem véu, sem hijab ou o que quer seja, combatendo ombro a ombro com seus parceiros de armas. Expressam em imagens e em atos um exemplo contemporâneo de Islamismo, desconstruindo discursos de ódio e de exceção.

Propondo o inédito como fronteira da ação, é o que vários materiais publicados na imprensa registram. Fica aqui a dica para acessar os materiais que seguem:


O Estado Islâmico tem medo delas (em imagens)
TSF Notícias, Março de 2015
http://www.tsf.pt/multimedia/galeria/internacional/interior/o_estado_islamico_tem_medo_delas_em_imagens_4445561.html

Soldadas Peshmerga, sem medo do Estado Islâmico

Por Inês Geraldo. RTP Notícias, Março de 2015
http://media.rtp.pt/blogs/estadoislamico/mundo/mulheres-que-lutam-o-estado-islamico-peshmerga_603

Símbolo de luta contra Estado Islâmico, mulheres curdas enfrentam machismo e violência de gênero no Iraque
Le Monde Diplomatique Brasil
http://desacato.info/mundo/simbolo-de-luta-contra-estado-islamico-mulheres-curdas-enfrentam-machismo-e-violencia-de-genero-no-iraque/

2 comentários: