sábado, 15 de agosto de 2015

NOSSOS AMIGOS CATADORES, OUR COLLECTOR FRIENDS


Em Março de 2015 começou a circular material inédito sobre a questão dos catadores de materiais recicláveis. Trata-se do texto Trabalho e Saúde: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Poços de Caldas - Mg. Escrito em co-autoria com Yula Merola, minha ex-aluna de Pós-Graduação na PUC de Minas Gerais, o texto aborda vários aspectos sobre o temário dos catadores centrando-se na avaliação dos impactos pertinentes à área da saúde.

Os catadores de materiais recicláveis sempre estiveram presentes nas diferentes pesquisas e textos que desenvolvi sobre a temática dos resíduos sólidos. Verdadeiros heróis do ambiente urbano do Brasil, graças ao seu trabalho - desprezado, mal-remunerado e enfrentando resistência das administrações municipais - é que a indústria recicladora consegue obter as preciosas sucatas que abastecem a atividade. 

Ao mesmo tempo, contribuindo com a retirada de montanhas de materiais recuperáveis das ruas, os catadores impedem que o caos ambiental assuma o comando nas metrópoles. Certamente a situação do Brasil no quesito gestão do lixo não é das melhores. Mas sem os catadores, seria infinitamente pior. Daí a importância em estudar e avaliar as condições de vida da categoria.

Trabalho e Saúde: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Poços de Caldas - Mg, foi publicado pela Revista do Instituto de Pesquisas Hospitalares (IPH): http://www.iph.org.br/revista-iph, entidade na qual colaborei entre os anos 2000-2003 como professor da área de meio ambiente.

Trabalho e Saúde: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Poços de Caldas - Mg está disponível na Internet nas línguas portuguesa e inglesa. Para os que desejarem tomar conhecimento dos textos, seguem os links:

Trabalho e Saúde: Um Estudo Sobre Catadores de Recicláveis em Poços de Caldas - Mg

Work and Health: A Study on Recyclable Material Collectors in Poços de Caldas - Mg



No mais, seguem dois outros links reportando a textos que abordam a questão dos catadores:

Reciclagem, Preservação Ambiental e o Papel dos Catadores no Brasil
VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental (Porto Alegre, RS), 2008.

Reciclagem, Catadores e Gestão do Lixo: Dilemas e Contradições na Disputa pelo que Sobra
Encontro sobre Destinação dos Resíduos Sólidos - Reflexões e Propostas sobre o Lixo Urbano (Santos, 19/21-05-2011)

0 comentários:

Postar um comentário