quinta-feira, 17 de setembro de 2015

UM METEORO CHAMADO WALDMAN


Os meteoros constituem um dos elementos que mais fascinam a imaginação humana.

Desde os primórdios da história existem registros entre todos os povos e culturas relativos a corpos celestes que despencam do céu sem qualquer aviso, eventualmente causando sérios estragos.

Por sua vez, a moderna pesquisa científica comprova que as estrelas cadentes - como são poeticamente denominados - alcançaram a Terra desde a formação do sistema solar. Toda a superfície do Planeta exibe cicatrizes que comprovam o potencial altamente impactante destes fragmentos de matéria interestelar.

E eis que para realçar as imagens geradas pelas leituras que fazia desde criança sobre o sistema solar, tomo conhecimento da existência do Meteoro Waldman.

Este astro foi descoberto em 1999 pela Equipe do Lincoln Near-Earth Asteroid Research, centro de pesquisas sob responsabilidade na National Aeronautics and Space Administration (NASA), localizado em Socorro, no estado do Novo México, EUA.

Este meteoro se enquadra na categoria dos Near-Earth Object (NEO). Isto é, astro situado próximo da Terra. No caso, a órbita do Meteoro Waldman integra o cinturão de asteróides situado entre Vênus e Marte. Portanto, é astronomicamente, considerado vizinho do nosso Planeta.

O nome do meteoro consagra a trajetória de parente afastada de cidadania norte-americana, Sarah Waldman, premiada em 2003 pela Intel Internacional Science and Engineering Fair em razão de festejado projeto no campo das ciências sociais e comportamentais, assim como por sua atuação no Roslyn High School de Nova Iorque.

De minha parte - sem com isso relegar para segundo plano o fato do astro ter sido batizado com um sobrenome que também é meu - espero que o Meteoro Waldman continue exatamente onde sempre esteve. Bem quietinho, bem longe daqui.

Não seria nada bom saber que este astro possa criar problemas no Planeta onde moro e por cujo equilíbrio tenho consagrado o melhor das minhas energias.

Para quem desejar dados técnicos sobre o Meteoro Waldman, segue link direcionado para a ficha técnica da NASA:

0 comentários:

Postar um comentário