quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Para Pensar: A Paráfrase do Imperador Chinês


O ano era 1793 e a ocasião, um momento solene.

Afinal, tratava-se do primeiro contato diplomático que o Reino Unido estabelecia com o antigo e poderoso Tsong Go, O País do Centro, fórmula nitidamente etnocêntrica pela qual os chineses referem-se à sua área civilizatória.

Os ingleses traziam junto com a comitiva de Lord George Macartney, o embaixador do Reino Unido, uma série de aparelhos e invenções com os quais esperavam impressionar a corte chinesa nas suas petições de abertura da China para o comércio inglês.

Tudo em vão. Embora nas décadas seguintes o povo chinês viesse a pagar altíssimo tributo em sofrimentos em subestimar o Ocidente, entenda-se que nada disso parecia estar prefigurado nos finais do século XVIII.

Deste modo, na sala de recepções do vasto palácio Imperial, diante do enviado de sua majestade britânica, o imperador chinês Quianlong comunicou-lhe, através de um arauto, o que está sintetizado na paráfrase que segue:


“Disponho de tudo o que preciso e de nada necessito. Palpiteiros não são bem vindos. Intrusos devem manter distância”.


Postura talvez pedante, a comunicação do imperador chinês certamente se inscreve, por outro lado, na longa e orgulhosa trajetória de uma brilhante civilização, superada pelos ocidentais apenas a partir da era oitocentista.

Durante séculos a China colecionou memoráveis feitos em todos os campos, o melhor que o mundo poderia exibir em termos de talento criativo e civilizatório.

Foi ao mesmo tempo - e exatamente por estas mesmas razões - assediada continuamente por competidores hostis e invasores cruéis, cujo objetivo sempre foi saquear o acervo de conhecimentos e as riquezas da China.

Muitas vezes povos e civilizações - assim como também os indivíduos – expressam condutas geradoras de inconformidade e constrangimento.

Mas apenas a história, advertiu o brilhante geógrafo Milton Santos, nos instrui sobre o significado e a verdadeira natureza das coisas.

Frase - ou paráfrase - para meditar e pensar.

0 comentários:

Postar um comentário