quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O Colapso da Favela High Tech


Poucos contextos sociais na história brasileira suscitaram debates tão apaixonados quanto a suposta afluência que de um dia para outro, teria alçado milhões de miseráveis à condição de consumidores sorridentes e felizes.

Averbação criticada por todos que possuem um mínimo de senso crítico, a irrupção no cenário econômico-social do que alguns denominaram de “Nova Classe Média” (NCM), se por um lado esteve perpassada por fabulações, suscitou igualmente ampla coleção de desdobramentos na economia, particularmente na esfera do consumo e dos impactos ambientais que lhe são pertinentes.

Foi assim que no Segundo Semestre de 2015, no transcorrer da confecção do Relatório do meu Terceiro Pós-Doutorado, pesquisa financiada pelo Programa Nacional de Pós Doutorado da fundação (PNPD), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Fundação CAPES), escrevi o artigo O COLAPSO DA FAVELA HIGH TECH.

O COLAPSO DA FAVELA HIGH TECH, texto publicado na edição de 10 de Novembro de 2015 do jornal O IMPARCIAL, de Presidente Prudente, é um dos muitos artigos que escrevi para a COLUNA PENSAR & REPENSAR, seção sob minha titularidade editorial desde Junho de 2014.

O COLAPSO DA FAVELA HIGH TECH analisa criticamente a euforia dos anos Lula, a delirante difusão do conceito de NCM, o estímulo ao consumismo irresponsável, a mistificação econômica e as graves implicações que esta bolha de ilusões trouxe para o país, principalmente para os setores empobrecidos da população a partir da gestão Dilma Rousseff.

Para acessar O COLAPSO DA FAVELA HIGH TECH, segue o link para os interessados:

0 comentários:

Postar um comentário